Tarefa 5 - Recursos expressivos
Recursos expressivos
Enumeração:
- Apresentação sucessiva de vários elementos.
"No princípio, havia três cores: os Amarelos, os Vermelhos e os Azuis"
Paralelismo:
- Repetição do esquema durante a apresentação das diferentes cores.
"Os vermelhos eram os mais barulhentos. / Os amarelos eram os mais brilhantes. / E os Azuis eram os mais calmos."
- A ordem pela qual as personagens são apresentadas repete-se novamente quando as diferentes cores se manifestam sobre serem os "maiores" (Vermelhos - Amarelos - Azuis).
Adjetivação:
- Utilização de adjetivos, tornando o texto mais expressivo.
"Até as cores mais rabugentas se apaixonaram pela Verde."
Repetição:
- Repetição de expressões para reforçar a ideia, neste caso, que houve a criação de muitas cores e que o processo decorreu diversas vezes.
"E, de repente, outras cores começaram a misturar-se... / ... e a misturar-se... / ... e a misturar-se... / ... e a misturar-se!"
Personificação:
- Atribuição de qualidades e comportamentos humanos a seres que não o são, como é o caso das cores.
"Os azuis eram demasiado calmos para sequer responder"
Metáfora:
- Toda a obra funciona como uma metáfora, sendo que as cores representam pessoas provenientes de diferentes contextos, países e culturas, ilustrando assim a realidade atual de vivermos num mundo multicultural, bem como as dificuldades que por vezes passamos e de que forma as podemos ultrapassar. A obra, através do uso de cores, passa a mensagem que a verdadeira beleza reside destas misturas e que cada um de nós é único e especial por também sermos junções de muitas coisas.
Reflexão
Esta obra não tem muitos exemplos de recursos expressivos, já que as ilustrações desempenham um papel mais importante. Porém, todo o livro é uma metáfora, ou seja, o autor utiliza um recurso expressivo como base para a história. Através da personificação (atribuição de características humanas às cores), o autor utiliza as cores para passar a mensagem de que o nosso mundo é formado por indivíduos proveniente de diversas culturas, países e contextos e que todos nós só temos a ganhar se aceitarmos, respeitarmos e abraçarmos as diferenças existentes entre nós.