Tarefa 3 - Estratégias discursivas centradas na ilustração

23-05-2023

Capa


Cada letra do título "SPLASH!" tem uma cor diferente, dando já para prever a multiplicidade de cores que vão aparecer no final do livro.

O fundo de todas as páginas do livro é branco e o contorno da cidade é feito a preto. Logo, a única fonte de cor provém das personagens, de modo a enfatizá-las, já que o branco pode ser descrito como "a ausência (…) das cores" (Chevalier & Gheerbrant, 2001, p. 141) e como "o vazio total" ((Chevalier & Gheerbrant, 2001, p. 40)

As três personagens iniciais estão representadas na capa, bem como as suas características, permitindo prever a personalidade das personagens:

  • O vermelho é barulhento, logo aparece com um megafone. Esta cor é descrita como sendo "a imagem (…) de força impulsiva e generosa, de juventude, de saúde, de riqueza", mas também como a "cor guerreira" e o que "incita a ação", pelo que não é de estranhar que esta seja a cor que desencadeou a ação da obra;
  • O amarelo é brilhante, por isso aparece rodeado de raios luminosos. Esta análise está em concordância com o significado desta cor, uma vez que o amarelo é descrito como sendo "a mais ardente das cores, difícil de atenuar e que extravasa sempre dos limites em que o artista desejou encerrá-la" e como uma cor "de luz e de vida" (Chevalier & Gheerbrant, 2001, p. 40);
  • O azul é calmo, aparecendo com óculos de sol e com os braços cruzados, numa atitude de descontração. O azul é descrito como uma cor que "acalma e tranquiliza" (Chevalier & Gheerbrant, 2001, p. 107), logo a cor materializa a personalidade da personagem.


A escolha das cores das personagens principais também não é feita ao acaso, já que estas cores representam as cores primárias – Vermelho (magenta), Azul (Ciano) e o Amarelo. Assim, tal como as cores primárias dão origem a todas as outras cores existentes, as personagens do livro ao se misturarem dão origem a um mundo multicultural que só existe devido à interação destas três personagens iniciais.


Contracapa

Na contracapa já não estão apenas representadas as personagens iniciais (O Azul, o Vermelho e o Amarelo), mas também todas as misturas de cores que foram surgindo na cidade. Estas aparentam estar felizes e a viver em harmonia.

Apesar de não haver uma sequência entre a capa e a contracapa, estas permitem-nos analisar o início e o final do livro. Assim, enquanto que a capa nos permite prever o início da história e da ação, a contracapa possibilita-nos fazer uma retrospeção da obra. 


Lombada

Contem o nome do livro, o autor e a editora. Para além disso, estão representadas as principais personagens – o Vermelho, o Amarelo e o Azul – tal como na capa.


Guardas

Nas guardas iniciais, estão representadas as personagens principais – o Vermelho, o Amarelo e o Azul. Estes aparentam estar todos alegres, com a exceção de um Vermelho, que está desagradado (círculo vermelho). Esta ilustração permite ao leitor imaginar o que poderá acontecer no livro e prever o desenrolar da história, tendo esta assim uma função antecipadora. 

Nas guardas finais, já conseguimos observar todas as cores criadas através das misturas. Esta página possibilita-nos a oportunidade de refletir sobre os valores da obra, principalmente quando comparamos com as guardas iniciais.


Página de rosto

Página igual à capa.


Tipografia

A letra usada durante a narração da história caracteriza-se, na sua maioria, por ter um tamanho pequeno, estar nos cantos das páginas e ser de cor preta. Esta escolha consciente por parte do autor leva-nos a concentrar a nossa atenção mais sobre as ilustrações do que sobre o texto, ou seja, as imagens é que desempenham o papel fulcral na narração da obra.

Uma exceção encontrada, corresponde à palavra "misturar-se", em que a palavra apresenta-se escrita apenas com letras maiúsculas, com um tamanho de letra superior e utilizando três cores - o amarelo, o azul e o verde. Esta escolha de cores concretiza o significado da palavra "misturar", já que nas zonas em que a cor amarela e azul se cruzam, aparece uma nova cor criada por esta junção, o verde. 

Por sua vez, o discurso direto é feito através de balões de diálogo. A letra usada demonstra a expressividade do discurso, utilizando letras de diferentes tamanhos e palavras escritas apenas com letras maiúsculas, de forma a dar ênfase a estas palavras, como se a personagem estivesse a gritar. Para além disso, a cor da letra corresponde sempre à cor da personagem que a proferiu.  


Bibliografia

Chevalier, J. & Gheerbrant, A. (2001). Dicionário de Símbolos (16ª Ed). José Olympio Editora.

Reflexão

Esta é uma obra que vive da ilustração, tal como é possível observar pela proporção de imagem em relação à quantidade, tamanho e cor do texto. Assim, todos os pontos da ilustração foram pensados ao pormenor, incluindo as cores utilizadas. A cor das personagens iniciais correspondem às cores primárias. Desta forma, tal como as cores primárias dão origem a todas as outras cores existentes, as personagens do livro ao se misturarem dão origem a um mundo multicultural que só existe devido à interação destas três personagens iniciais. A cor das personagens está também intimamente ligada às suas personalidades. 

É ainda importante reforçar o papel antecipador que a capa e as guardas iniciais têm. Estes, para além de nos darem pistas sobre as personagens principais e as suas personalidades, também nos estimulam a imaginação quando nos apercebemos da existência de um Vermelho descontente no meio de todas as outras personagens alegres. Por sua vez, as guardas finais e a contracapa permitem-nos refletir e fazer uma retrospeção da obra, dos valores abordados, da mensagem transmitida e associar a história do livro com a realidade atual no mundo e na sociedade.


Andreia Silva / Literatura para a infância / ESEPF
Todos os direitos reservados 2023
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora