Tarefa 2 - Estratégias discursivas centradas no texto
Narração
- Narração com foco na 3ª pessoa
"Os azuis eram demasiado calmos para sequer responder."
"A Amarela e o Azul tornaram-se inseparáveis."
Personagens :
- Os Vermelhos, os Amarelos e os Azuis

- Verde

- Jade, Lilás, Âmbar

- Todas as cores que surgiram das misturas de cores

Diegese:
A ação principal centra-se na vida dos Vermelhos, dos Amarelos e dos Azuis, que vivem numa cidade em harmonia. Quando as cores decidem-se separar, após os vermelhos declararem que são os maiores, a cidade é dividida por cores. No meio desta realidade, uma Amarela e um Azul conhecem-se e decidem-se misturar, porque gostam muito um do outro, criando a Verde. Este acontecimento permite que os habitantes da cidade se apercebam das possibilidades e maravilhas de se misturarem e, por isso, decidem fazer o mesmo, criando uma cidade colorida, unida, onde reina a diversidade.
Espaço:
- Cidade

Tempo:
- Indeterminado. Está subentendido que a ação decorre durante um longo período – anos – já que há o aparecimento de novas cores.
- Referências a tempo:
"No princípio", "certa tarde", "um dia"
Descrição
- Utilização da adjetivação para descrever as personagens:
"Os Vermelhos eram os mais barulhentos."
- Tempo verbal: Uso do pretérito imperfeito para descrever as personagens.
"A Verde era brilhante como a Amarela e calma como o Azul."
- Verbos descritores: Uso do verbo "ser" e "ter".
"Os Amarelos eram os mais brilhantes."
"A nova cidade tinha muitas cores."
Conversa
- Interação de mais de dois elementos de forma indireta (através de balões de diálogo existentes na ilustração da história) – Não há o uso de marcas gráficas como o travessão e os dois pontos.
- Uso de Discurso direto:
"Os Vermelhos são os maiores!"
- Uso de verbos introdutores do discurso:
"certa tarde, um vermelho disse..."


Dialogia
- Diálogo através de balões de diálogo existentes na ilustração da história – Não há o uso de marcas gráficas como o travessão e os dois pontos.
- Uso de Discurso direto:
"As cores não deviam misturar-se"

Reflexão
Esta obra é marcada predominantemente pela narração, existindo poucos momentos de descrição. O objetivo desta obra não passa por uma descrição detalhada das personagens ou lugares, mas sim por narrar a ação, de forma a contar a história de forma simples e direta. Esta característica permite agarrar a atenção das crianças para que estas se centrem no foco do livro: os valores e a mensagem que transmite.
Relativamente ao uso de dialogia e de conversas, estas são usadas de forma indireta, através de balões de diálogo. Estes momentos avançam a ação da história e tornam a obra mais interativa, contribuindo, assim, para a assimilação, por parte das crianças, da mensagem final.