Tarefa 7 - Receção leitora e prática educativa
Propostas de atividades para realizar após a leitura do livro
Atividade 1:
A primeira atividade a ser desenvolvida após a leitura do livro promove a autoaceitação e a diversidade existente na sala de aula, mas também no mundo. Inicialmente, seriam distribuídas paletas de tintas, em que para cada cor estaria associada a uma característica diferente, tal como no livro. Assim, por exemplo, o Vermelho representariam as pessoas barulhentas e o Azul indivíduos calmos. As crianças teriam depois de juntar diferentes cores tendo em conta as características com as quais mais se identificariam, já que todos nós somos misturas de várias coisas e não apenas uma. Deste modo, cada criança criaria uma nova cor. Por último, cada criança deixaria a sua impressão digital na cor por si criada num mapa mundo a preto e branco, de modo a representar a diversidade existente no mundo.
Atividade 2:
A segunda atividade a realizar tem como objetivo as crianças desenvolverem uma melhor perceção pelas diferenças e semelhanças que existem entre os alunos da turma. Assim, o professor lê uma frase, por exemplo, "Eu gosto de chocolate", e todos os alunos que se identificarem com essa frase deverão se deslocar para uma linha desenhada no chão. Estas frases poderão ser sobre aspetos mais superficiais ou mais profundos. No final da atividade, as crianças poderão se aperceber que às vezes têm mais em comum com outros colegas do que estavam à espera, podendo assim potencializar novas amizades ou, pelo menos, uma melhor compreensão, respeito e aceitação pelas diferenças e semelhanças existentes entre eles.
Atividade 3:
A terceira atividade proposta tem como finalidade as crianças reconhecerem as virtudes dos outros alunos e aprenderem a elogiá-las, de modo a que esta prática se torne algo comum. Deste modo, cada criança terá uma pulseira com uma cor. O professor deverá de seguida promover uma série de ações como "os azuis têm de elogiar algo sobre os amarelos" ou "os vermelhos têm de cumprimentar amigavelmente os verdes". Estas direções devem ser precedidas da frase "As cores mandam" para que os alunos saibam que as têm de concretizar. Inicialmente, os elogios poderão ser sobre aspetos físicos, mas o objetivo seria que, com o passar do tempo, as crianças se sentissem confortáveis em elogiar também ações ou aspetos da personalidade das outras crianças. Para além disso, ao sugerirem também ações, como cumprimentar ou ajudar o outro, as crianças também se tornam mais propensos a realizar estas ações por vontade própria.
Atividade 4:
A quarta e última atividade consiste na criação de uma feira multicultural. Nesta feira, cada grupo seria responsável por um país/cultura que teria de estudar e apresentar. Assim, num dia aberto da escola para toda a comunidade educativa, cada grupo teria uma banca com informação que o grupo considerou importante sobre o seu tema e que teria de apresentar aos visitantes. Durante esse dia, poderiam ser também promovidas palestras por pessoas pertencentes à comunidade e provenientes de diferentes contextos, de forma a expor as crianças e diversas realidades. A atividade promoveria, assim, o trabalho de grupo, o respeito pela diferença, a diversidade e a inclusão.
Reflexão
O livro promove o desenvolvimento de valores como a autoaceitação, o respeito pela diferença e a inclusão. Deste modo, torna-se essencial propor atividades que fomentem o crescimento pessoal das crianças e a compreensão dos valores discutidos na obra, de forma a que cada aluno se torne num membro ativo de uma sociedade multicultural. Queremos que as crianças se transformem em adultos que sejam capazes de navegar um mundo em constante mudança, mas que também sejam o motor para as mudanças necessárias para o tornar num lugar mais justo para todos.