Introdução
O presente trabalho, proposto pela docente Ana Luísa Ferreira, foi realizado no âmbito da unidade curricular Literatura para a infância, inserida no terceiro ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, por Andreia Silva, n.º 2020027. O objetivo deste trabalho centrava-se na análise da obra "Splash! Uma história de misturas coloridas" de Arree Chung, através da realização de sete tarefas.
Relativamente à estrutura do trabalho, após uma breve introdução, será apresentada uma ficha técnica da obra, juntamente com uma sinopse e fotografias de páginas marcantes da obra. De seguida, serão discutidas as estratégias discursivas centradas no texto, analisando a narração, a descrição, a dialogia e a conversa. Na terceira tarefa, serão analisadas as estratégias discursivas centradas na imagem, mais concretamente a capa, a contracapa, a lombada, as guardas, a página de rosto e a tipografia. Na tarefa 4, será feita a identificação e análise do público da obra através da Teoria de Desenvolvimento Moral de Kohlberg. Seguidamente, serão examinados os recursos expressivos existentes no livro e feita uma abordagem simbólica do texto, segundo Piaget, e analisada as quatro tipos de atividade mental mobilizados pela leitura literária. Na tarefa 7, serão propostas quatro atividades para serem realizadas após a leitura do livro. Todas as tarefas realizadas têm uma pequena reflexão final, exceto a primeira. Por fim, teremos a reflexão final, onde analiso de forma geral a obra e a pertinência da realização deste trabalho.